terça-feira, 23 de setembro de 2008

Manifesto

A concepção básica de que a humanidade deve dominar e explorar a natureza, provém da dominação e exploração do homem pelo homem. Na verdade, esta concepção vem de tempos remotos em que o homem começou a dominar e explorar as mulheres dentro da família patriarcal. Desde essa altura os seres humanos foram olhados, cada vez mais, como meros recursos, como objetos em vez de sujeitos. As hierarquias, classes, sistemas de propriedade e instituições políticas que emergiram com o domínio social foram transferidas conceitualmente para a relação entre a humanidade e a natureza. Esta, também foi cada vez mais olhada como mero recurso, um objeto, uma matéria bruta a ser explorada tão implacavelmente como escravos num latifúndio.
O poder que a sociedade actual tem para destruir, atingiu uma escala sem precedentes na história da humanidade. Este poder está a ser usado, quase sistematicamente, para causar uma destruição insensata em todo o mundo da vida natural e nas suas bases materiais.
Foram feitos tais estragos numa simples geração, que excede os que foram feitos em milhares de anos pela presença humana no seu planeta. Se tivermos em mente este ritmo de destruição, é aterrador refletir acerca do que acontecerá no futuro à geração vindoura.
Assim:
  • O Blog do Camelo é o primeiro espaço onde se defende os desertos como um ecosistema necessário à civilização que conhecemos e que todos os dias é destruido para dar lugar a grandes empreendimentos urbanisticos que disfiguram zonas do globo de rara beleza.
  • O Blog do Camelo defende a preservação dos desertos, cuja destruição podem por em causa por exemplo a realização do Rally Lisboa-Dakar.
  • O Blog do Camelo entende que nenhum interesse econômico ou político pode continuar a devastar a natureza, destruindo o meio ambiente e ameaçando a vida para servir a sua sede de lucro e poder.
  • O Blog do Camelo pretende ser um canal de expressão de novas idéias que surgiram nos últimos anos na sociedade portuguesa, contribuindo para a formação de um grande movimento ecológico, pacifista e alternativo capaz de influenciar os destinos de Portugal neste limiar do século XXI, participando no debate e da solução dos problemas crônicos que há séculos afligem a nossa sociedade e também dos novos problemas que se começam a colocar e que irão, fatalmente, provocar profundas mudanças na vida de todos os portugueses.
  • O Blog do Camelo não pretende combater aqueles que tambem defendem a perservação de outros espaços, nomeadamente as zonas verdes, as reservas naturais e os sobreiros. Queremos sim, ser seus aliados numa perspectiva de complementaridade.
  • O Blog do Camelo pretende com o tempo transformar-se num movimento de cidadãos e através de uma acção mais eficiente, desinteressada e moderna conduzir a uma verdadeira representação das aspirações dos cidadãos.